Ele foi acompanhado por dois representantes da Secretaria de Segurança
O vereador Lucas Cardoso esteve em Itatiba, na tarde da última quinta-feira, 14 de março, para conhecer projetos de segurança, desenvolvidos pela Guarda Civil daquele município. Seu objetivo foi conhecer, especialmente, a experiência da cidade na obtenção de recursos, dentro de programa do Ministério da Justiça para implantação de ações de prevenção em segurança pública. A visita contou também com a presença do secretário municipal de Segurança de Atibaia, Claudinei Cunha, e do GM Trofino.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. Entre os principais eixos do Pronasci, destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Até o fim de 2012, o governo federal investiu R$ 6 bilhões.
Segundo o diretor Baessa, Itatiba, cuja GM teve a primeira turma em 1967, pleiteou verba de R$ 1 milhão, adquirindo 9 viaturas, coletes, computadores, ar-condicionado, tvs, uniformes e 600 horas de treinamento. A conversa entre os representantes de Atibaia e o diretor de Itatiba incluiu igualmente temas como plano de carreira para os guardas municipais, adicional de risco, articulação entre a GM e as corporações policiais e o acompanhamento de detalhes técnicos sobre convênios, contratos, acordos e consórcios intermunicipais.
Hoje, a área da segurança pública em nível municipal conta com o conhecimento especializado, do ponto de vista administrativo e de organização, de instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para Baessa, é muito importante que o município prepare projeto técnico, com indicadores sobre contexto econômico e social, dados estatísticos e projeção sobre redução de ocorrências, o que fundamentará a obtenção de recursos.
fonte:Câmara Municipal de Atibaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário